Aldeia caingangue Pofi Ga começa a ser preparada para receber visitas

Jornal VS - http://www.jornalvs.com.br - 13/04/2016
A celebração do Dia do Índio começa nesta quinta-feira (14) em São Leopoldo. Mesmo que a data oficial seja na próxima terça-feira, dia 19 de abril, a aldeia caingangue Porfi Ga já está em festa. De acordo com o cacique, José Vergueiro, 48 anos, o local, que fica na Estrada do Quilombo, no bairro Feitoria, recebe diversas escolas e visitantes nesta época. "Para nós não é um motivo de comemoração porque Dia do Índio é todo dia para a gente, mas é em abril que o homem branco se volta para a nossa cultura, então, é uma forma de repassarmos ela", explica.

Na manhã desta quarta-feira (13) o trabalho na aldeia começou cedo, tudo para deixar o local arrumado para os visitantes. Enquanto uns varriam as folhas, limpavam os canteiros e deixavam tudo organizado, outros terminaram a construção do Centro Cultural Indígena. "Esta obra foi bancada por uma ONG (organização não governamental) que nos ajuda muito aqui na aldeia. Antes era um galpão sem paredes e agora reformamos toda a estrutura. Já para este Dia do Índio estará pronto e abrigando as nossas celebrações", afirma.


Visitas à aldeia


De acordo com o cacique da tribo, José Vergueiro, hoje já começam as visitas de escolas à aldeia. "A gente organizou apresentações de dança e outras coisas da nossa cultura para mostrar para os estudantes, mas o ponto alto é na sexta-feira, quando organizamos uma grande festa", conta. Na sexta, toda a comunidade está convidada a ir até o local. "Vai ter pratos de comida típica para degustação, apresentações culturais de dança e folclore e venda de artesanato", convida o cacique. O clima na aldeia já é de expectativa, principalmente pelas crianças. Os pequenos Saiuri e Gabi, 5 anos, olhavam o movimento em torno de casa com atenção. "Eu não vou apresentar nada, mas vou assistir tudo", contou Gabi, que já aprendeu a fazer artesanato com os pais.



http://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2016/04/noticias/regiao/311722-aldeia-caingangue-pofi-ga-comeca-a-ser-preparada-para-receber-visitas.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Por Fi Ga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.