Semana especial mostra história da cultura indígena

JCNET- http://www.jcnet.com.br - 12/04/2016
Muito além do que se aprende nos livros escolares e pelo senso comum, a cultura indígena tem bastante a ensinar, até sobre si mesma. Suas histórias e lendas, a diversidade de povos e objetos etnográficos no Brasil, as aldeias da região e as atuais demandas ainda são desconhecidas por grande parte da população.

Essa distância pode diminuir durante a programação da Semana Cultural Indígena, que acontece a partir desta terça-feira (12), e segue até a próxima sexta-feira (15), na sala da Araci (Associação Renascer em Apoio à Cultura Indígena), na Estação Cultural. A entrada é gratuita.

Mais que comemorar o Dia do Índio, 19 de abril, as atividades visam aproximar o público das realidades dos diversos povos, em especial, os que estão na região. "Queremos desconstruir a imagem do indígena exótico. Hoje ele é protagonista da própria história e da quebra de preconceitos. É momento de refletir sobre a questão indígena e transpor barreiras sociais", diz Irineu Nje'a, que está à frente da Araci. Entre as iniciativas com essa intenção, a entidade inaugura hoje sua biblioteca.

"É algo inédito na cidade e Bauru pode se tornar referência para a pesquisa de estudantes e professores a obras com temáticas indígenas".


Artefatos e costumes


Um dos principais objetivos da Semana Cultural Indígena em Bauru é mostrar que os "índios" não são iguais. "O evento pretende dar uma noção da diversidade étnica, dos vários povos e seus artefatos, costumes e traços físicos", exemplifica um dos palestrantes, Marcio Oliveira de Castro Coelho, professor de antropologia na pós-graduação da Universidade Sagrado Coração (USC).

No Brasil, existem 305 etnias e 280 línguas. Segundo a Araci, na região de Bauru, a reserva Araribá, em Avaí, reúne 500 famílias entre terenas, guaranis e kaingangues, nas aldeias kopenoti, akeruá, nimuendaju e tereguá.

Marcio já atuou como indigenista da Funai e viveu 10 anos na Amazônia, em diversos Estados. "As pessoas imaginam o indígena distante, mas há aldeias há 40 quilômetros daqui e é preciso conhecer essa realidade, como eles vivem e as questões de demarcação de terra", completa.

Para isso, ao longo do ano, a Araci promove palestras para estudantes e colabora com o curso destinado a professores da rede municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. "O objetivo é passar conhecimento sobre os povos indígenas para que os educadores possam trabalhar em sala de aula e contribuir com a formação das crianças, para que sejam capazes de valorizar e respeitar outras culturas", afirma Amarildo Gomes Pereira, coordenador da área de história da Secretaria Municipal de Educação e colaborador da Semana Cultural Indígena.

Em breve, a Araci irá distribuir 3 mil livretos ilustrados com "A história da origem do povo terena" a escolas de Bauru, dentro do Projeto Rede, contemplado pela lei de incentivo da Secretaria Municipal de Cultura.


Araribá e muito mais


Todas as atividades serão realizadas das 9h às 11h, na Estação Cultural.

12/04 (hoje, terça-feira)
Aula monitorada com estudantes na praça Kaingangue, no Museu Ferroviário.
Inauguração da Biblioteca Koxomonety (acervo de obras indígenas).
Contação de história indígena.
Exposição de fotos "Encontros em Araribá", de Aline Maffi.
Contação "A história do povo terena ilustrada", com Irineu Nje'a.

13/04 (quarta-feira)
Palestra "Diversidade cultural indígena do Brasil", com prof. e indigenista Marcio Coelho.
Mostra de objetos etnográficos indígenas brasileiros.

14/04 (quinta-feira)
Contação "A história da origem do povo terena", com Irineu Nje'a.

15/05 (sexta-feira)
Workshop de cultura indígena "Conhecendo os objetos etnográficos e grafismos", com Marcio Coelho e Irineu Nje'a.


Serviço


Semana Cultural Indígena: de 12 a 15 de abril, das 9h às 11h, na sala da Araci, localizada na Estação Cultural (antiga estação ferroviária), na praça Machado de Melo, no Centro de Bauru. Informações: (14) 9 8800-2577, com Irineu. Realização Araci (associação renascer em apoio à cultura indígena) e Secretaria Municipal de Cultura.



http://www.jcnet.com.br/Cultura/2016/04/semana-especial-mostra-historia-da-cultura-indigena.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.