Líderes indígenas reúnem-se com o secretário Adão Francisco para discutir início das aulas nas aldeias

Secretaria da Educação, Juventude e Esportes - Seduc/TO - www.seduc.to.gov.br - 28/01/2016
Uma comissão de lideranças indígenas da etnia Xerente esteve na Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesta quinta-feira, 28, para tratar da organização das escolas para o início do ano letivo que ocorrerá no próximo dia 15. Dentre os pedidos está a implantação do 3a segmento da Educação de Jovens e Adultos na Escola Indígena Krasapte que atenderá, inicialmente, 22 alunos.

Na reunião ficou acordado que a equipe da Secretaria fará a organização do quadro de servidores para dar início à turma de EJA e fazer uma vistoria nas escolas, com o intuito de verificar suas condições de funcionamento. Neste início de ano, estão sendo destinados jogos para professores e carteiras às escolas indígenas Xerente.

O secretário Adão Francisco de Oliveira anunciou que está articulando a implantação de um campus da Fundação Unitins em Pedro Afonso, que funcionará, a princípio, com três cursos: Licenciatura Intercultural Bilíngue, Agroecologia e Turismo Patrimonial Socioambiental para atender, especialmente, os indígenas que necessitam de formação superior.

Adão Francisco também destacou a parceria que deverá ser formada com os municípios. "O Tocantins saiu na frente em relação à implantação do Conselho Escolar Indígena. Agora precisamos implementar ações contundentes no sentido de melhorar a estrutura pedagógica das escolas indígenas do nosso Estado, com o intuito de garantirmos aos nossos povos nativos a educação integral e humanizada que o governo do Estado preconiza", completou.

O professor Rogério Srõne Xerente, membro do Conselho Escolar Indígena, ressaltou a importância do diálogo. "Gostaria de parabenizar o secretário pela atenção que ele está dando aos indígenas. Eu participei de duas reuniões com a presença do secretário. Queremos que as coisas aconteçam, porque queremos contribuir com o desenvolvimento de nossa comunidade, das nossas crianças e a educação é uma arma para garantir os nossos direitos", explicou.

http://conexaoto.com.br/2016/01/28/lideres-indigenas-reunem-se-com-adao-francisco-para-discutir-inicio-das-aulas-nas-aldeias
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Xerente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.