Povo indígena Parintintin reaiza pela segunda vez a Irerua - festa do Guerreiro

Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé - www.kaninde.org.br - 24/08/2015
O ritual durou todo o fim de semana e foi realizado na aldeia Taíra, na Terra Indígena 9 de Janeiro do povo indígena Parintintin, localizada no município de Humaitá, sul do Amazonas. Esta é segunda vez que o povo Parintintin realiza o Irerua - ritual da Festa do Guerreiro. A primeira foi no ano de 2012. Foram anos de pesquisa até que os indígenas pudessem resgatar esse ritual importante para eles, explicou a coordenadora da Kanindé Ivanete Bandeira. O resgate foi feito com os mais antigos e traz aspectos importantes da cultura do povo Parintintin. A realização da festa tem o apoio da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.
É muito bom podermos retomar a nossa cultura, avalia Raimundo Parintintin, liderança da etnia Parintintin. A recepção dos convidados foi feita no último dia vinte e um e durante todo o fim de semana foram realizadas as atividades com danças tradicionais e comidas típicas.

http://www.kaninde.org.br/?pag_id=18&p=3418
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Nove de Janeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.