Seminário debate experiências de gestão ambiental e territorial entre povos indígenas no Nordeste

Nações Unidas - ONU - www.nacoesunidas.org - 30/04/2015
Entre os dias 7 a 10 de abril aconteceu em Paulo Afonso, na Bahia, o seminário "Pensado Gestão Ambiental e Territorial com Povos Indígenas do Nordeste", cujo objetivo foi apresentar e colocar em discussão as formas de fazer mapeamento e planos de gestão territorial e ambiental nas Terras Indígenas no Nordeste, especialmente no bioma Caatinga.

O evento contou com a presença de representantes de oito povos indígenas do Nordeste (Xokó, Pankararu, Potiguara, Xukuru, Caxixó, Tremembé, Tuxá e Fulni-ô), de representantes da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), de servidores das Coordenações Regionais da Funai Baixo Rio São Francisco e Nordeste 1, de assessores do Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI), além de outros convidados e debatedores.

Realizado pelo Projeto GATI, Fundação Nacional do Índio (Funai), Programa das Nações Unidas (PNUD), Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), o evento marcou a apresentação dos resultados da parceria entre o GATI e a Anaí, que elaborou em 2014 o etnomapeamento das Terras Indígenas Caiçara/Ilha de São Pedro (SE) do povo Xokó e Entre Serras (PE) do povo Pankararu, ambas Áreas de Referência do Projeto.

Os dois processos são pioneiros no bioma Caatinga e contribuíram amplamente para difusão e entendimento da PNGATI e suas ferramentas de implementação. Saiba mais nos vídeos abaixo ou clicando aqui.

Mapeamento Pankararu

Mapeamento Xokó

http://nacoesunidas.org/seminario-debate-experiencias-de-gestao-ambiental-e-territorial-entre-povos-indigenas-no-nordeste/
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Caiçara/Ilha de São Pedro
  • TI Entre Serras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.