'É um conhecimento diferente', afirma indígena no 1o dia de pós na UFSCar

G1 - www.g1.globo.com - 17/03/2015
[video]

Esta terça-feira (17) foi histórica para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o primeiro dia de aulas de Lennon Ferreira Corezomaé - 1o indígena a ingressar no mestrado na instituição - no programa de pós. Lennon pertence a uma aldeia na região Centro-Oeste do Mato Grosso, onde vive o povo Umutina, e veio para o Estado de São Paulo apostando nos benefícios que a troca de experiências poderia proporcionar.

"É um conhecimento diferente que eu acho que somado com o nosso é muito valoroso", explicou o estudante. "Tem sido bastante importante essa convivência, para nós da universidade e as pessoas não indígenas e acredito que também para os indígenas que têm aí esse intercâmbio de experiências. É sempre gratificante", completou o colega Maurício Mendes Belmonte.

Lennon se formou em educação física na UFSCar e agora inicia uma nova etapa, com foco nas pesquisas em educação. Ele quer avaliar a importância da escola indígena para manter viva a própria tradição.

O estudo deve ajudar na grade curricular das escolas regulares e, segundo o professor universitário Luiz Gonçalves, é bem-vindo por contribuir com a legislação que vigora desde 2008, que trata da cultura e da história indígenas, e ainda é pouco conhecida.

"A partir da minha formação, pretendo trabalhar como professor ou, não sei, na secretaria da Educação, mas em coisas mais amplas, que abranjam a educação indígena como um todo", explicou Lennon.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/03/e-um-conhecimento-diferente-afirma-indigena-no-1-dia-de-pos-na-ufscar.html

PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Umutina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.