Termo de compromisso viabiliza criação de reserva indígena no Ceará

Portal Brasil - www.brasil.gov.br - 22/11/2013
Firmado nesta sexta-feira (22), pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia na cidade de Fortaleza (CE), termo de compromisso para viabilizar a criação da reserva indígena Taba dos Anacés, que atenderá a um sonho dos cearenses ao mesmo tempo em que garante os direitos dos povos Anacés.

"Pelo acordo entre a Funai e o Ministério Público Federal (MPF), acompanhado por eles, o governo do Ceará irá comprar uma área e transofrmá-la na reserva indígena. O povo Anacés vai receber estrutura nova, construída pelo governo do estado em parceria com a Petrobras", explicou a presidenta.

Investimentos estimados em R$ 30 milhões, por parte da Petrobras e do governo do estado, serão feitos para a aquisição de terreno, criação de reserva indígena, construção de infraestrutura e realocação de comunidade indígena, em contrapartida pela emissão da Licença de Instalação da Refinaria Premium II.

O documento, negociado entre o governo estadual, Petrobras, Funai, comunidades indígenas e o MPF, permite que as ações sejam divididas da seguinte forma: o governo estadual irá adquirir uma área privada, aprovada pela comunidade, que, somada à outra área pertencente ao estado, se transformará na reserva indígena e toda a infraestrutura será construída. Todos os custos serão repartidos entre a Petrobras e o governo estadual, 50% para cada parte.

http://www.brasil.gov.br/governo/2013/11/termo-de-compromisso-viabiliza-criacao-de-reserva-indigena-no-ceara-1
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Taba dos Anacé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.