PNUD apoia planejamento de gestão ambiental e territorial do povo indígena Bakairi

Nações Unidas - http://www.nacoesunidas.org - 01/12/2014
Oficinas e palestras entre lideranças do poder público e de aldeias da região discutiram ações contra ameaças ambientais. Iniciativa tem colaboração do Projeto GATI, apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

povo indígena Bakairi deu início a uma iniciativa de planejamento ambiental e territorial de suas terras (http://us3.campaign-archive1.com/?u=37099afc6b3fe6c9fbcec7684&id=9624273458&e=7eee0f8c03), no centro sul do estado do Mato Grosso, em um encontro realizado no último mês de outubro. O projeto tem colaboração da Coordenação Regional Cuiabá da Fundação Nacional do Índio (CR Cuiabá/Funai) e do Projeto GATI (Gestão Ambiental e Territorial Indígenas), apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O evento reuniu representantes do poder público e lideranças de diversas aldeias da região em oficinas e palestras para discutir a elaboração e o financiamento dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) das Terras Indígenas Bakari e Santana.

Ainda foi realizado um mutirão de coleta de lixo, uma vez que o aumento do consumo de produtos industrializados vem causando o crescimento de resíduos sólidos. Os jovens e as crianças da Escola Indígena Kura Bakariri tiveram participação ativa, orientando os mais velhos sobre a importância do tratamento correto do lixo.

O uso extensivo de agrotóxicos nos entornos do território indígena também causam preocupação na região. Para minimizar as consequências do problema - como a poluição da água e a diminuição do número de peixes do rio -, serão formados agentes indígenas ambientais. Sua função será monitorar as divisas do território e denunciar atos ilícitos, como incêndios, pesca e caça predatórias e invasões.

O Projeto GATI visa o fortalecimento das práticas indígenas de manejo, uso sustentável e conservação dos recursos naturais, contribuindo ao reconhecimento das Terras Indígenas como áreas essenciais para conservação da diversidade biológica e cultural dos biomas florestais brasileiros.

http://nacoesunidas.org/pnud-apoia-planejamento-de-gestao-ambiental-e-territorial-do-povo-indigena-bakairi/
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Bakairi
  • TI Santana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.