Índios esclarecem por que ocuparam área no município de Terra Roxa

Fundação Nacional do Índio - http://www.funai.gov.br - 20/08/2014
Indios da Aldeia Tekohá Yvyraty Porã participaram no último dia 19 de agosto, no Ministério Público Federal, em Guaíra/PR, de reunião para tratar da ocupação da área situada no município de Terra Roxa.

O objetivo do encontro era ouvir a população indígena sobre os motivos da ocupação e os problemas e reivindicações da comunidade.


Os representantes dos indígenas, Sr. Hamilton, Sr.Otacílio e Santiago disseram que o grupo não entrou para praticar violência, nem matar ninguém, e que os indígenas ocuparam a área por entender que se trata de terra onde estão enterrados os seus antepassados, onde viveram e portanto de propriedade indígena originariamente, e que entraram para ficar próximos deles. Além disso, outro motivo da ocupação, segundo o Sr. Otacílio, é a falta de assistência dos órgãos públicos na área já ocupada da aldeia Tekohá Yvyraty Porã.

Durante a reunião, algumas reivindicações foram apresentadas como prioritárias pelos indígenas, como a regularidade de distribuição de cestas básicas.

Ficou estabelecido que, para resolver prioritariamente o problema da alimentação dos indígenas, serão tomadas providências necessárias pelo Ministério Público Federal junto aos órgãos públicos, especialmente por meio de contato com a Funai.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/notas/2988-indios-esclarecem-porque-ocuparam-area-no-municipio-de-terra-roxa
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Itaporanga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.