Indígenas ocupam sede de empresa durante protesto

Diário Online (PA) - http://www.diarioonline.com.br - 07/01/2015
Indígenas da etnia Tembé ocuparam na manhã desta quarta-feira (7) o prédio da empresa Biopalma no município de Tomé-Açu, no nordeste paraense. Eles afirmam que a instituição não cumpriu um acordo firmado com os índios e está poluindo a região, o que prejudica a vida dos habitantes da área.

A ação indígena iniciou ainda na tarde de terça-feira (6), com a interdição de estradas que davam acesso à sede da empresas. Sem conseguirem uma negociação, na manhã de hoje eles tomaram equipamentos e maquinários da região e ocuparam o prédio.

"O projeto deles em Tomé-Açu está causando grandes danos a nossas comunidades. Desmatando a região, poluindo igarapés e secando os rios. Nós queremos receber um compromisso da empresa para que essa agressão irá parar", afirmou Porangati Tembé, uma das lideranças dos indígenas. "Nossa comida é escassa, e algumas pessoas ficaram doentes após comer e beber coisas contaminadas".

"Nós chegamos a nos reunir algumas vezes no ano passado, mas desde novembro a empresa e a Funai não nos dão resposta. Estamos todos revoltados. Queremos ser recebidos para discutir essa situação", continuou o líder.

Nenhum trabalhador da empresa é feito refém na ação. Segundo os indígenas, a manifestação deve continuar por tempo indeterminado.

(DOL)

http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-315005-.html
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Turé-Mariquita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.