Povo indígena Apiaká sedia 7o Seminário de Educação Escolar Indígena Região Noroeste

Primeira Hora- http://www.primeirahoranoticias.com.br - 31/08/2014
Entre 01 à 06 de Setembro estará sendo realizado na Aldeia Mayrob(povo Apiaká) as margens do Rio do Sangue à 63km de Juara, o 7o Seminário de Educação Escolar Indígena Região Noroeste, cujo um dos pontos que serão debatidos além da Educação Indígena, será a Territorialidade atual dos povos indígenas no contexto nacional, avanços e desafios.

"foram cerca de 30 dias de preparo caçando alimentação, e preparando o local para acolhida de mais de 10 etnias diferentes. Estamos muito contente em recebê-los para este seminário que acontecerá durante toda esta semana" afirma o Cacique da Aldeia Mayrob, Erivan Morimã.

Segundo ele, a expectativa é de que durante o seminário também saiam documentos que beneficiem não só as Aldeias do Rio do sangue em Juara, mais sim todo o estado de Mato Grosso e o país.

Da região noroeste do estado de MT, estão participando os povos indígenas dos municípios de Campo Novo dos Parecis, Aripuanã, Brasnorte, Juína, Paranaíta, e Juara. A 7ª edição do Seminário também receberá as etnias: Parecis, Enawenê-Nauê, Cinta Larga, rikibaktsa, Zoró, Arara, Munduruku, Kayabi, Myky, Iranchi, Manoki, além da anfitriã Apiaká.

Segundo o professor Roberto Morimã da Escola Estadual Indígena Leonardo Crixi, a programação para o sábado e o domingo foi destinada para a recepção dos participantes do Seminário.

Já entre o dia 01 à 06 de Setembro a programação ficou da seguinte forma:

(Segunda 01/09): Mediadores - Professores Zé Maria e Roberto: abertura do Seminário as 09:00 com formação da mesa de autoridades, fala das autoridades e apresentação Cultural. A tarde exposição dos diretores sobre os desafios encontrados em suas escolas. Já a noite apresentação Cultural kayabi.

(terça 02/09): Mediadores - Professores Dineiva e Venâncio: Legislação Escolar Indígena (Arruda), a tarde continuação, a noite apresentação Cultural Indígena Rikbatksa/Arara.

(quarta 03/09): Mediadores - Professores Edson e Jovanes: Legislação Escolar Indígena (Arruda), a tarde Gestão Indígena Escolar/ Regularização das Escolas Indígenas e escolas Inadimplentes (ZENIR). A noite apresentação cultural Cinta Larga e Myky.

(quinta 04/09): Mediadores - Professores Jane e Jorge Cinta Larga: SEDUC e Conselho, a tarde SEDUC- Plano de Carreira de Magistério Indígena. A noite apresentação Cultural Manoki.

(sexta 05/09): Mediadores - Professores Aldecir e Juarez Rikbaktsa: CIMI - Conjuntura Indígena e indigenista no Brasil e Mato Grosso. A tarde IFMT Campus Juína: palestra "A importância do registro dos povos indígenas" com o Professor Elziclei. Já a noite apresentação Cultural Zoró e Munduruku.

(sábado 06/09): Mediadores - Professores Zé Maria e Aldecir: ICMS - ECOLÓGICO: Ações que foram feitas/ Avaliação do Seminário/ Proposta o próximo seminário/ Escolha do local, data e tema,/ Escolha da comissão para ir a Brasília ver a questão do Etnoterritórios. A tarde segue com a final no torneio de Futebol. Já a noite será feita a entrega dos certificados/ premiação do torneio e apresentação Cultural Apiaká.

Após o encerramento do Seminário o povo Apiaká estará presenteando os participantes do Seminário e toda a comunidade com um show baile com a Dupla Valdir e Andressa, festa esta que segundo o Professor Roberto Morimã, foi adiada do dia dos pais para esta data.



http://www.primeirahoranoticias.com.br/juara/9969/Juara+-+Povo+indigena+Apiaka+sedia+7%C2%BA+Seminario+de+Educacao+Escolar+%C3%8Dndigena+Regiao+Noroeste_
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Apiaká-Kayabi
  • TI Arara do Rio Branco
  • TI Enawenê Nawê
  • TI Zoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.