Leilão para ajudar índios atikums a adquirirem terra será na próxima semana

EBC- http://agenciabrasil.ebc.com.br - 07/08/2014
Um leilão de terras da União com o objetivo de arrecadar recursos para comprar terras para moradia de índios da etnia Atikum, ocorrerá na próxima terça-feira (12). Com o valor obtido, o objetivo é adquirir uma área o mais perto possível de onde os índios vivem atualmente, próximos a índigenas da etnia Terena, no município de Nioaque (MS).

Para viabilizar o levantamento do dinheiro, a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cedeu uma área de 251,8 hectares (um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial) para ser leiloada, localizada na cidade de Caracol (MS).

A autorização para permuta entre a União e a prefeitura de Nioaque, que ficará responsável pelo leilão, foi publicada em portaria de outubro de 2013. Segundo informações da assessoria de comunicação do Planejamento, é esperada arrecadação de valor acima de R$ 1 milhão com a transação. A prefeitura de Nioaque está incumbida de encontrar e comprar uma área para os índios. Caso o valor arrecadado seja superior ao preço da terra, o restante irá para a conta do Tesouro Nacional.

A medida deve beneficiar cerca de 100 indígenas atikums. De acordo com o Ministério do Planejamento, o leilão contribuirá para amenizar conflitos agrários na região.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-08/leilao-para-ajudar-indios-atikum-adquirirem-terra-sera-na-proxima-semana
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Nioaque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.