FETRAF-SUL/CUT participa de reunião sobre conflitos agrários

Fetraf/Sul- http://www.fetrafsul.org.br - 11/06/2014
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) participou de uma reunião nesta terça-feira, 10, com representantes da comunidade indígena, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e Edmilson Dias Pereira, assessor especial escalado pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para mediar as negociações sobre os conflitos agrários da área de Passo Grande da Forquilha que abrange os municípios de Sananduva e Cacique Doble no Rio Grande do Sul.

A área possui um total de 1916 hectares e a proposta feita por agricultores familiares é de que somente parte desta seja demarcada como área indígena e a diferença seja compensada por uma área de terra adquirida pelo Governo Federal. "A condição desta proposta é que a situação seja resolvida definitivamente. Estamos procurando por uma solução que não prejudique agricultores familiares e indígenas e que resolva o problema de todos", disse o coordenador geral da FETRAF-SUL/CUT, Rui Valença.

Para o ministério da Justiça e a comunidade indígena essa proposta deve ser considerada como provisória e não definitiva como sugeriu a Federação. Desta forma, o diálogo entre agricultores familiares, indígenas e governos Estadual e Federal continuará para encontrar uma solução ao problema.

O coordenador do sindicato de Sananduva, Sidimar Lavandoski, que acompanha as negociações e representa os agricultores familiares dos municípios em que a área está localizada, afirma que a agricultura familiar está aberta ao diálogo. "Os agricultores estão preocupados e tensos com a situação, pois podem perder suas terras e propriedades em que vivem á décadas a qualquer momento, porém, estão dispostos a dialogar e construir uma proposta conjunta para dar fim ao processo", salientou Lavandoski.

As negociações continuarão acontecendo no Rio Grande do Sul para definir propostas para as áreas em conflitos agrários entre indígenas e agricultores familiares.



http://www.fetrafsul.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2877:fetraf-sulcut-participa-de-reuniao-sobre-conflitos-agrarios&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=104
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Passo Grande do Rio Forquilha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.