Índios ocupam prédio da Funai no interior do Acre

G1- http://g1.globo.com/ - 05/05/2014
O prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cruzeiro do Sul (AC) foi ocupado na manhã desta segunda-feira (5) por 32 índios representantes do povo Apolima-Arara. Os indígenas exigem da Funai o pagamento de indenização para posseiros e moradores tradicionais que ainda ocupam a área já demarcada como terra indígena.

A área está localizada no Rio Amônia, município de Marechal Thaumaturgo (AC), próximo à fronteira com o Peru. A demarcação ocupou parte da Reserva Extrativista do Alto Juruá (Resex) onde vivem famílias tradicionais e outra área de um projeto de assentamento do Incra.

Segundo o cacique Francisco Siqueira Arara, o prédio da Funai só será desocupado quando houver uma resposta concreta para resolver o impasse.

"A gente vem lutando há 17 anos por esse processo de marcação das nossas terras, agora elas já estão demarcadas, mas ainda não houve a homologação porque essas famílias não foram indenizadas e reassentadas. Já fizemos acordos em juízo com as instituições sobre essa problemática numa reunião que tivemos em Rio Branco e mesmo assim, não está sendo cumprido", ressalta o líder indígena.

O representante da Funai na Região do Vale do Juruá, Luiz Nukini, explica que o órgão já indenizou ocupantes do projeto de assentamento, com exceção de alguns que não apresentaram os documentos exigidos. "Com relação aos ocupantes da área da Resex isso tem que ser discutido com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) porque não se trata apenas de posseiros, eles fazem parte de uma das primeiras Resex a serem criadas no Brasil", explica.

Segundo Luiz Nukini, as reivindicações dos indígenas foram redigidas e enviadas para a direção da Funai em Brasília. "Nós temos aqui no grupo de indígenas a presença de crianças e isso preocupa em um processo de reivindicação, temos que ter uma atenção redobrada e aguardar uma resposta", conclui.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/05/indios-ocupam-predio-da-funai-no-interior-do-acre.html
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Arara do Rio Amônia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.