Carlos Terena destaca importância da V Semana do Índio em MS

OAB/MS - http://www.oabms.org.br - 03/04/2014
Este ano, o tema para a V Semana do Índio no Estado será "A Importância do Esporte na Manutenção da Cultura e dos Costumes dos Povos Indígenas". O evento é realizado pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e acontece entre os dias 24 e 26 de abril, em Campo Grande.

A semana tem início no dia 24, com a palestra de abertura "O Índio na História", ministrada pelo doutor e professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Neimar Machado de Sousa. Os palestrantes no dia 25 serão os idealizadores dos Jogos Indígenas, os irmãos Marcos Terena e Carlos Terena.

Para Carlos Terena, o esporte aproxima as pessoas e, segundo ele, essa foi a ideia desde o primeiro jogo realizado em 1996 na cidade de Goiânia. "O esporte indígena está ligado à três vertentes: social, cultural e espiritual. Passei a estudar essa conexão e percebi que cada povo tem sua língua, sua música e seus costumes. Então, nasceu esse encontro, com o objetivo de reunir todas essas famílias, não para competirem, mas para celebrarem", comenta.

A Violência à Mulher Indígena também será abordado no encontro com a palestra, no dia 25, às 19h30, com a promotora Ana Lara de Castro. Para encerrar as atividades, o dia 26 contará com atividades como futebol, feira de artesanato e culinária e exposição do filme "Xingu". O evento é gratuito e acontece na sede da OAB/MS de Campo Grande, na Avenida Mato Grosso, 4700.



http://www.oabms.org.br/Noticia/13807/Carlos-Terena-destaca-importancia-da-V-Semana-do-%C3%8Dndio-em-MS
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Água Limpa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.