Escola ministra curso de técnico em enfermagem para indígenas, em RR

G1 - http://g1.globo.com - 20/03/2014
35 indígenas vão participar do curso para técnico em enfermagem. Contratação de professores vai até o dia 11 de abril.


Trinta e cinco indígenas vão participar pela primeira vez do curso de técnico em enfermagem para indígenas. A iniciativa partiu deles, mas será realizado pela Escola Técnica de Saúde em Roraima (Etsus/RR). As inscrições para contratação temporária de docentes para ministrar as etapas de formação começaram na segunda-feira (17) e vão até 11 de abril.

São dez vagas que devem ser preenchidas por profissionais graduados na área de saúde, educação e enfermagem, com experiência na área indígena de no mínimo um ano. O edital e demais anexos para consulta, informações e impressão podem ser acessados na página da Secretaria Estadual de Saúde na internet. O candidato deve comparecer à Etsus, munido dos documentos necessários, em horário comercial.

Segundo uma das técnicas da escola, Taynah Barbosa, as aulas previstas para o segundo semestre, depois que encerrar as contratações dos docentes, vão acontecer na comunidade da Malacacheta, região do Cantá, município a 38 quilômetros de Boa Vista. "Os 35 indígenas indicados pelos 'parentes' atendem tanto o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) Leste quanto o Dsei Yanomami", ressaltou.

As aulas ocorrerão em duas etapas formativas, divididas em dez blocos que terão 820 horas/aulas, sendo 560 teóricas e 260 práticas. O docente receberá R$ 35,00 por hora/aula e ajuda de custo de R$ 60 por dia para deslocamento e alimentação.

Conforme Taynah, o seletivo terá fase curricular e avaliação didática. Mas ambas são eliminatórias e classificatórias. "O candidato poderá concorrer somente a um único bloco de unidades temáticas. Cada bloco possui diferentes temas ligados à saúde", comentou.

Para o julgamento dos candidatos será formada uma Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, composta por três membros da Etsus e mais dois dos Dseis.

De acordo com Taynah, dos inscritos no curso técnico, há vários indígenas que atuam na saúde, muito deles como agentes. "A qualificação vai aprimorar os conhecimentos já adquiridos. Outro fator importante é o reconhecimento do próprio povo e dos não-índios", disse ela.

A análise curricular está agendada para ocorrer entre os dias 22 e 30 de abril. Os candidatos poderão interpor recurso no prazo de dois dias úteis, após a publicação preliminar do resultado.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/03/escola-ministra-curso-de-tecnico-em-enfermagem-para-indigenas-em-rr.html
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Malacacheta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.