Após inspeção do MPF, serviços de saúde e educação na aldeia Toldo Pinhal recebem melhorias

MPF/SC - http://www2.prsc.mpf.mp.br - 18/03/2014
Entre os avanços obtidos, a contratação de médico para a unidade de saúde e de professor de língua materna


Em decorrência da atuação do Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou reparos e adequações necessárias nos módulos sanitários da aldeia Toldo Pinhal, localizada em Seara. Além disso, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) repôs os estoques de medicamentos e contratou médico, que já está atendendo na unidade de saúde, bem como realizou reparos nos canos da rede de abastecimento daquela comunidade, levando água à quase totalidade das moradias da aldeia.

Da mesma forma, a Gerência Regional de Educação de Seara efetivou a contratação de professor de língua materna (kaingang), para atender os estudantes indígenas de 6ª a 9ª série que estudam na escola localizada no distrito de Teotônia.

Em visita realizada em 1o de agosto de 2013, a Procuradoria da República em Concórdia identificou diversos problemas enfrentados pelos moradores da Terra Indígena Toldo Pinhal. Entre eles, a falta de médico na unidade de saúde há mais de dois anos, a falta de medicamentos, a ausência de professor de língua materna na escola que atende os alunos de 6ª a 9ª série da aldeia, a falta de fornecimento de água do poço artesiano da aldeia há três anos, em virtude de canos rompidos, e problemas nos módulos sanitários (banheiros) executados pela Funasa.

Essas constatações instruíram inquéritos civis já em curso na Procuradoria da República em Concórdia, levando ainda à instauração de novos procedimentos, em que foram cobradas explicações dos órgãos e entes competentes.

Apesar dos avanços obtidos, o MPF continuará acompanhando a situação daquela comunidade, visando à promoção dos direitos dos povos indígenas da região, reconhecidos pela Constituição Federal de 1988.



http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/apos-inspecao-do-mpf-servicos-de-saude-e-educacao-na-aldeia-toldo-pinhal-recebem-melhorias
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Pinhal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.