Cacique Doble inaugurou Escola Infantil na Terra Indígena

Rádio Tapejara - http://www.radiotapejara.com.br - 07/03/2014
A inauguração contou com a presença da Administração Municipal de Cacique Doble, vereadores e secretários, liderança e comunidade indígena. O prefeito Clairton Pasinato afirmou: "não é por causa de diferenças de culturas, diferenças de opiniões, mas temos essa obrigação de dar a mesmas condições de aprendizado para as crianças indígenas como para as que estão em outras escolas", ressaltou o prefeito.

A Diretora da Escola, professora Cleomar Calgaroto, disse que é um desafio e uma enorme responsabilidade esse trabalho junto à Escola Municipal de Educação Infantil Indígena "Gir Si My Sér" : "o objetivo principal é ver essas crianças crescerem com responsabilidade para enfrentar um primeiro ano com mais força", destacou a diretora.

Para o Cacique da Terra Indígena Valdir de Matos, depois de muitos anos, a escola foi inaugurada e isso é um motivo de alegria. O Cacique ressaltou a importância das crianças "iniciarem o aprendizado em sua própria língua, o que é fundamental" destaca a liderança.

Fazem parte da equipe que trabalha na escola, a Diretora Cleomar, as professoras Berenice e Raquel, a monitora Viviane e a funcionária Roseli.

A previsão da Secretaria municipal da educação de Cacique Doble é de que 33 crianças de 4 a 5 anos estudem no Pré A e pré B neste ano letivo na nova Escola Infantil da Terra Indígena.

A Secretária municipal da educação, Raquel Teles de Souza, destacou que "além de Cacique Doble atender a lei, cuja responsabilidade da educação infantil é municipal, a obra tem um impacto social muito grande." A secretária ressaltou que o município é um dos poucos que tem feito investimentos dentro da terra indígena, atendendo a sua cultura sendo uma forma de manter vivo os costumes".



http://www.radiotapejara.com.br/noticia.php?not_id=19024
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Cacique Doble
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.