Livro e documentário com índios guaranis serão lançados em SP

Ministério da Cultura - http://www.cultura.gov.br - 10/01/2014
Produtos são resultado de oficinas realizadas pelo Ministério da Cultura, na aldeia guarani Ribeirão Silveira, no litoral de SP


O Museu da Casa Brasileira, sediado em São Paulo (SP), recebe, no dia 22 de janeiro, o lançamento do livro de fotos "Rojapo ta'angaa - Fazendo Imagens" e do documentário "Ka'a'i - O ritual da erva-mate". Os produtos são resultantes de oficinas realizadas pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI), na aldeia guarani Ribeirão Silveira, no litoral de São Paulo.

Nos últimos anos, o CTI realizou diversas oficinas de formação audiovisual para comunidades guarani do estado de São Paulo por meio do Ponto de Cultura Indigenista, uma parceria do Centro com o Ministério de Cultura e o povo guarani de São Paulo.

Sobre o Centro de Trabalho Indigenista (CTI)

O CTI é uma organização não governamental constituída juridicamente como associação sem fins lucrativos, fundada em março de 1979 por antropólogos e indigenistas que já trabalhavam com alguns grupos indígenas do Brasil. O Centro tem como marca de sua identidade a atuação direta em terras indígenas, contribuindo para que os povos indígenas assumam o controle efetivo de seus territórios, esclarecendo-lhes sobre o papel do Estado na proteção e garantia de seus direitos constitucionais.

O CTI atua em terras indígenas inseridas nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, por meio de projetos elaborados a partir de demandas locais identificadas em conjunto com os índios, repassando-lhes assessoria técnica e informações. Mais do que beneficiários, os índios são coautores e coexecutores dos projetos, em uma proposta de trabalho que viabiliza a conquista ou a manutenção da autonomia econômica e política dos povos indígenas a partir de seus próprios parâmetros socioculturais.

Pontos de Cultura

Iniciativa do Ministério da Cultura, o Ponto de Cultura é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Como um parceiro na relação entre estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a sociedade civil.

Museu da Casa Brasileira

O MCB, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, é o primeiro museu especializado em arquitetura e design do País. Ao longo de mais de três décadas de existência tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado há 28 anos com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Desde o início de 2012, em quartas-feiras alternadas, o museu realiza visitas noturnas, nas quais oferece gratuidade no horário das 18h às 22h. A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e estimular o acesso de novos públicos ao espaço museológico. Atrações especiais, como lançamento de livros, apresentações musicais, cursos, palestras e oficinas, também integram a agenda das visitas noturnas. Confira a programação atualizada pelo site do Museu.

Serviço

Lançamento do livro Rojapo ta'angaa - Fazendo Imagens e

do documentário Ka'a'i - O ritual da erva-mate

Quarta-feira, 22 de janeiro às 19h - Entrada Gratuita

Realização: MCB e Centro de Trabalho Indigenista

Apoio: Ministério da Cultura

Local: Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

Tel. 3032-3727

Acesso a pessoas com deficiência/Bicicletário com 20 vagas

Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: 3032-2564 - agendamento@mcb.org.br




http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/lancamento-de-livro-e-documentario-com-os-guaranis/10883
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Related Protected Areas:

  • TI Ribeirão Silveira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.