Fim de ano e número de indígenas em Cascavel aumenta

Terra - http://catve.tv - 09/12/2013
Eles aproveitam o reforço na economia para aumentar as possibilidades de renda


Indígenas perambulando em Cascavel é cena comum. E no fim do ano a presença deles se torna ainda mais notável. Eles aproveitam o reforço na economia e o clima de natal para aumentar as possibilidades de renda.

Esta parte da rodoviária virou uma espécie de aldeia. São famílias inteiras em busca de sobrevivência na cidade, vendendo artesanato ou pedindo esmolas.

As mulheres se encarregam da venda. As crianças são usadas para comover os clientes e passam os dias assim, dormem ao relento, brincam e também correm muito perigo.

"Elas atravessam na frente dos carros, tem que atravessar para pedir moedas", relata Paulo Yamaezaki, taxista.

Os índios que vem a Cascavel são da aldeia Rio das Cobras que fica em Laranjeiras do Sul.

Uma cassa de passagem deve ser construída. Os projetos são de responsabilidade da prefeitura e já estão prontos. O que falta são os recursos que virão do Governo do Estado e do Governo Federal para a construção. O local ainda não foi definido.

"Acho que deveria ter um canto, um lugar especial, um banheiro para tomar banho, ter alguma coisa mais social, porque eles ficam muito abandonados", comentou a dona de casa Luzanira Pereira.

"Creio que o que seria melhor no meu ponto de vista que o governo mudasse as leis federais e os índios fossem incluídos aos mesmo moldes dos brancos na escolas, mudando a educação deles e só assim resolveria o problema da nossa classe indígena no país", comentou o taxista José de Oliveira.



http://catve.tv/noticia/6/73400/fim-de-ano-e-numero-de-indigenas-em-cascavel-aumenta
Índios:Cidades

Related Protected Areas:

  • TI Boa Vista (Sul)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.