Campo Novo sediará "VII Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis"

Parecis - http://parecis.net - 26/11/2013
O evento ocorre de 06 a 08/12, com a participação de 1500 índios, representantes de 4 etnias.


Cerca de 1.200 Atletas indígenas de diversas regiões virão a Campo Novo do Parecis entre os dias 06 a 08 de dezembro para participar do VII Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis. O evento acontecerá no Estádio Ari Tomazelli, onde será montada uma estrutura para realização dos jogos. A competição é realizada pelas comunidades indígenas Paresi-Haliti e a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei César Guollo, este é um evento que confirma a presença do índio e a integração com o homem branco. "Os jogos indígenas é um grande evento, estamos buscando fazer o melhor e em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer juntamente com as comunidades indígenas Paresi-Haliti faremos uma bela festa", afirmou.

A realização destes jogos busca o intercâmbio cultural e, principalmente fazer com que os Jogos Indígenas sejam um produto turístico, transformando-o em um processo contínuo e auto-sustentável, visando ainda alavancar o Etnoturismo, e consequentemente, a sustentabilidade econômica através das atividades esportivas e culturais do Povo Paresi-Haliti.

Durante o evento acontecerá uma vasta programação como palestras sobre tecnologia, drogas, álcool, história, e políticas indígenas. A Cerimônia de abertura contará com desfile das delegações e canto tradicional indígena e ainda, abertura da feira de artesanato indígena.

De acordo com a organização, estão confirmadas a presença das etnias, Paresi-Haliti, dos municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Sapezal, e Comodoro; UMUTINA - do município de Barra do Bugres; MANOKI - do município de Brasnorte; NHAMBYKWARA - do município de Sapezal.



http://parecis.net/portal/noticias/mato-grosso/6531-campo-novo-sediar%C3%A1-%E2%80%9Cvii-festival-de-cultura-e-jogos-ind%C3%ADgenas-do-parecis%E2%80%9D.html
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Utiariti
  • TI Ponte de Pedra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.