Suicídio de jovens indígenas será debatido na quinta (28)

Assembléia de Minas - http://www.almg.gov.br/ - 22/11/2013
Os altos índices de mortes preocupam o cacique Xacriabá de São João das Missões e o prefeito da cidade.


O alto índice de suicídio entre os jovens das comunidades indígenas de Minas Gerais será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, requisitada pelo deputado Arlen Santiago (PTB), será realizada na próxima quinta-feira (28/11/13), às 9h30, no Auditório.

A audiência pública, segundo Arlen Santiago, atende a uma solicitação apresentada pelo cacique da tribo Xacriabá de São João das Missões, Domingos Nunes de Oliveira, e pelo prefeito da cidade, Marcelo Pereira de Souza, que também é indígena. Eles acreditam que o índice de suicídio pode ser consequência da falta de oportunidades de trabalho e lazer para os jovens do município, que tem a maior reserva indígena do Brasil.

O parlamentar lamentou que já solicitou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e à Fundação Nacional do Índio (Funai) a realização de um levantamento da situação, mas nada ainda foi feito. "Defendemos que se implante um projeto que abra oportunidades de trabalho para esses jovens", afirma Arlen Santiago.

Convidados - Foram convidados a participar da reunião: a presidente da Funai, Maria Augusta Poulitreau Assirati; os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares; e de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Marta de Sousa Lima; o prefeito de São João das Missões, Marcelo Pereira de Souza; o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de São João das Missões, João Pinheiro dos Santos e Gilson Fernandes de Alkmim, respectivamente; os vereadores de São João das Missões, Rosane Lidório de Souza, Antônio de Araújo Santana, Adélia Ribeiro Lopo, Adilson de Almeida Sousa, Agenor Lopes da Conceição, Lourisvaldo Alves Ferreira e Willian Lopes Dourado Filho; e o cacique da tribo Xacriabá de São João das Missões, Domingos Nunes de Oliveira.



http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2013/11/22_release_direitos_humanos_suicidio_indios.html
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Xakriabá
  • TI Xakriabá Rancharia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.