Escola Indígena da Aldeia Tatuí realiza o 1o Desfile Cultural Kawaiwete

Plantão de Notícias - http://www.plantaonoticias.com.br - 17/10/2013
A escola Estadual Indígena Juporujup da Tribo indigena Tatuí, realizou no dia 13 de Outubro no salão de eventos da Comunidade o 1o Desfile Cultural "Kawaiwete" que significa povo Kayabi, com a participação de mais de quarenta alunos da escola, divididos nas categorias Mirim e Juvenil ( Masculino e Feminino ).

Até o momento, não há registros de que outra aldeia indígena já tenha realizado um "Desfile de Moda Cultural do seu próprio povo", podendo este, ser o primeiro ser o primeiro do estado de Mato Grosso, e um dos poucos a serem realizados no País.

O cacique da Aldeia, Matias Jurukatu, parabenizou o trabalho de toda comunidade escolar pela belíssima apresentação, e agradeceu também a participação maciça da aldeia que prestigiou o evento.

Já o coordenador da Escola, Dionísio, falou dos desafios de realizar este primeiro desfile dentro da aldeia, ele destaca que só foi possível graças ao apoio dos pais dos alunos, que incentivaram a participação de seus filhos. "Sinto-me muito feliz pelo espaço em que a comunidade nos cedeu, e por acreditar em nosso trabalho. Com certeza faremos outros eventos semelhantes a este com as crianças da escola", destacou ele.

Para a diretora Dineva, o 1o Desfile Kawaiwete superou todas as expectativas, ela destacou o empenho de todos os profissionais da escola que não mediram esforços para a realização do evento. "Nossa Cultura tem que se manter viva, pois é dela que nós sobrevivemos". Pontuou ela.



http://www.plantaonoticias.com.br/VerNoticia/56048/2/Escola+Ind%C3%ADgena+da+Aldeia+Tatu%C3%AD+realiza+o+1%C2%BA+Desfile+Cultural+Kawaiwete
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Apiaká-Kayabi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.