NL: MP-PR faz exposição para indígenas sobre corrupção

Notícias Políticas - http://www.noticiaspoliciais.com.br - 18/10/2013
A Aldeia Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras/PR, foi o cenário de uma palestra com o tema "A Arte da Corrupção e a Corrupção na Arte". O evento ocorreu na última quarta-feira (16/10). Ele foi promovido pela 1.ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Laranjeiras do Sul, dentro do Movimento Paraná Sem Corrupção.

À comunidade indígena reunida, a promotora de Justiça Priscila da Mata Cavalcante apresentou as formas como a corrupção é retratada na arte. Também sugeriu maneiras para abordar o tema na área da educação, saúde e assistência social, especialmente utilizando-se de uma abordagem criativa.

Na exposição, ela discorreu ainda sobre assuntos gerais, como o significado da corrupção; os conceitos de democracia e república, frente à Constituição de 1988; a importância da construção de uma cultura cidadã, com participação de todos, inclusive da futura geração de liderança na aldeia; o valor do voto na comunidade; a importância da denúncia dos atos de corrupção e da fiscalização dos poderes públicos. A promotora explicou ainda o que é o Movimento Paraná Sem Corrupção e o papel do Ministério Público no movimento.

O cacique da aldeia, Sebastião Kaeira Tavares, participou da palestra e fez algumas ponderações acerca das necessidades dos indígenas. Também traduziu parte das reflexões na linguagem kaingang. Prestigiaram o encontro: representantes da prefeitura, da câmara municipal da cidade, diretores, professores e estudantes do ensino médio da aldeia indígena.



http://www.noticiaspoliciais.com.br/noticia/9433/nl-mp-pr-faz-exposicao-para-indigenas-sobre-corrupcao.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Rio das Cobras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.