Funai discute casa de passagem para indígenas nas cidades de Londrina e Apucarana

Funai - http://www.funai.gov.br - 17/10/2013
Os servidores da Coordenação Técnica Local de Londrina e da Funai Sede, por meio da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais, participaram nos dias 15 e 16 de outubro, de reuniões com a prefeitura de Londrina e Apucarana no Estado do Paraná para discutir a construção de casa de passagem para indígenas nestas cidades.

A demanda por casas de passagem para indígenas na região é antiga. No caso de londrina, as tratativas estão sendo feitas desde o ano de 2007 e em Apucarana desde 2009. Ambas discussões são acompanhadas pelo Ministério Público Federal e lideranças indígenas da região. Para além da construção da casa de passagem, foram discutidas questões referentes à gestão do espaço, responsabilidades de cada setor e ações referentes à Assistência Social. A perspectiva é de conclusão do processo no ano de 2014. Todas as ações são pactuadas e discutidas com a comunidade indígena que valida os projetos, o local e o regimento interno da casa.

Na tarde do dia 15 de outubro a equipe da Funai reuniu-se com a Secretaria de Assistência Social da cidade de Londrina e lideranças indígenas da Terra Indígena Apucaraninha, onde falaram sobre o terreno disponibilizado para a construção da Casa de Passagem, bem como formas de financiamento e gestão do espaço. Hoje os indígenas em trânsito na cidade de Londrina ocupam um espaço insalubre que os deixam em uma situação de extrema vulnerabilidade. A equipe da Funai visitou o local e conversou com alguns indígenas.

Na manhã do dia 16 de outubro, a arquiteta da Coordenação de Infraestrutura Comunitária da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (CGPDS/DPDS), Jovana Leal, foi à cidade de Apucarana a 45 km de Londrina, para visitar o terreno que foi disponibilizado pela Prefeitura de Apucarana para a construção da Casa de Passagem.

No período da tarde a Coordenadora-Geral da CGPDS/DPDS, Patricia Chagas Neves, juntamente com os servidores da CTL de Londrina reuniram-se no Ministério Público Federal a fim de pactuar o cronograma de execução da ação que vai garantir a construção da Casa de Passagem da cidade de Apucarana e atender as comunidades, em sua maioria, Kaigang e Guarani da Região. A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público Federal e Prefeitura de Apucarana.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2013/10_out/20131017_07.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Apucarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.