Projeto de conservação da Sema lança livro em aldeia indígena

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br - 12/09/2013
A Aldeia Mapuera, no município de Oriximiná, recebe nesta quinta-feira, 12, o lançamento dos livros produzidos pela Gerência de Povos Indígenas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), "Etnozoneamento da Porção Paraense das Terras Indígenas Trombetas-Mapuera e Nhamundá-Mapuerá" e "Narrativas Wai Wai sobre a Biodiversidade", da série Conhecimentos Indígenas, fruto do Projeto Conservação da Biodiversidade em Terras Indígenas do Pará (Projeto Conbio-Indígena).

Diversas entidades governamentais e não-governamentais estarão presentes no evento, que acontece durante a Assembléia Geral dos índios da etnia Wai Wai, objetivando contribuir na qualidade de vida desses povos e buscando atendender as demandas indígenas governamentais levantadas nos trabalhos de Diagnóstico Etnoambiental Participativo, realizado anteriormente.

Atualmente, os processos para o Etnozoneamento da terra indígena do Alto Rio Guamá, localizada nos municípios de Paragominas, Santa Luzia do Pará e Nova Esperança do Piriá e a realização do Diagnóstico Etnoambiental Participativo da terra dos índios Tembé, estão em trâmite, visando ações de ordenamento territorial e objetivando a conservação da ameaçada floresta indígena, que é refúgio de vida silvestre de pelo menos 48 espécies ameaçadas de extinção. Ainda este ano, está previsto para acontecer o Etnomapeamento das terras indígenas Kayapó.


http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=135317#
PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Kayapó
  • TI Nhamundá-Mapuera
  • TI Trombetas/Mapuera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.