Mobilização reuniu jovens indígenas Baniwa, Baré e Werekena em Boa Vista-Foz do Içana, nos dias 24 a 25 de Agosto

Foirn - http://foirn.wordpress.com - 28/08/2013
O DAJIRN (Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas do Rio Negro) da FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), em parceria com a CABC (Coordenadoria das Associações Baniwa e Coripaco), realizou o Encontro de conscientização e articulação de jovens indígenas na comunidade de Boa Vista, foz do Içana, a 180 Km de São Gabriel da Cachoeira.


O encontro começou com a pergunta: A juventude é o futuro? Os jovens presentes e os mais velhos entreolharam-se em busca da resposta. Um ou dois minutos de silêncio. Resposta, em meio de dúvidas: Sim para uns e não para os outros. "Tem certeza"? - pergunta a Ednéia Teles, coordenadora do DAJIRN, com microfone na mão, na frente de um platéia cheia de jovens Baniwa, Werekena e Baré da comunidade de Boa Vista, foz do Içana, e comunidades próximas.

É a primeira vez que o Departamento de Jovens da FOIRN chega às comunidades da região do Içana para informar, animar, incentivar e fortalecer os jovens dessa comunidade e incluí-los no movimento, que vem se fortalecendo a nível do rio Negro e do país.

Para essa missão, nada melhor que um grupo de jovens da FOIRN, compostos por Anair Sampaio (Vice-coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas), Raimundo M. Benjamim (Setor de Comunicação/Mídias) e os irmãos Odimara Ferraz Matos e Odivaldo Ferraz Matos, grupo musical do Movimento de Jovens Indígenas do Rio Negro e Ednéia Teles, Arapasso, coordenadora do DAJIRN.

Foram necessários apenas algumas brincadeiras para tirar a timidez e fazer os jovens entrarem na "roda"do encontro, que teve como pauta: Ações do DAJIRN;- Identidade e Cultura; - Influência das Novas Tecnologias na formação social dos jovens indígenas;- Informes da CABC;- informes sobre as ações do Departamento de Mulheres e Contexto atual do Movimento Indígena Brasileiro e do Rio Negro.

Com a apresentação humorada, a coordenadora do DAJIRN, introduziu as apresentações relatando os principais problemas que os jovens enfrentam hoje, em especial os jovens indígenas, quando deixam suas comunidades para as cidades em busca de oportunidades, principalmente para continuar os estudos.

"Nós jovens não podemos ficar de braços cruzados, precisamos entrar na luta, buscar o reconhecimento, o respeito, o cumprimento de nossos direitos. Pois, somos o presente - disse a coordenadora na abertura do encontro, que reuniu mais de 100 jovens "Barekeniwa"e toda a comunidade de Boa Vista.


Os "Barekiniwa".

"Eles gostam desse nome"- afirmou Deusimar Cordeiro, líder da juventude da comunidade local e Membro do Conselho de Jovens Indígenas do Rio Negro, criado na ultima Assembleia Geral do DAJIRN, ao falar do termo BAREKENIWA, que é a junção das etnias Baré, Werekena e Baniwa . Um movimento que une diferenças e identidades em prol do fortalecimento da juventude indígena do Baixo Içana.

O nome nasceu no curso de formação de professores indígenas, o Magistério Indígena II, como uma auto-denominação dos cursistas do Pólo Nheengatú, por ter alunos dessas três etnias no memsmo grupo. Hoje, se tornou nome até de um time de futebol da garotada de Boa Vista, e por que não, de um movimento de jovens dessa região?

Os primeiros resultados desse movimento já são palpáveis. Boa Vista foi uma das primeiras comunidades da região do Içana, a ter uma banda de música formada por jovens. Hoje, os eventos que acontecem na região são animadas por esse grupo musical, chamado de Barekeniwa.

No encontro realizado pelo DAJIRN não foi diferente, os jovens tomaram conta do salão, com música adaptada e letras de músicas falando de cultura dos povos da região. Em português? Não. Todas as composições são feitas na Lingua Geral (Nheengatú). Mas, como ficam os que não entendem? Calma. Todas as músicas tem suas traduções para o português, para "ninguém ficar de fora", como explica o líder.


Influência das novas tecnologias na vida da juventude indígena

Mas, uma coisa preocupa os professores e os pais desses jovens. Logo na abertura, os mais velhos expressaram suas preocupações diante da presença cada vez mais frequente de tecnologias na comunidade. "Muitos deles vão para escola com celular, mp3 ou mp4 e ficam ouvindo música durante a aula"- disse um dos professores da escola da comunidade, Escola Municipal Indígena Pastor Jaime, que atende alunos das séries iniciais ao ensino médio, hoje com mais de 150 alunos.

O olhar e a atenção dos jovens afirmam. O presidente da associação local, a AIBRI (Associação Indígena do Baixo Rio Içana) que também é professor da comunidade, no uso da palavra disse: "Os jovens daqui ficam mais na novela do que nos estudos".

Como aproveitar os recursos tecnológicos cada vez mais presentes nas comunidades indígenas hoje? Como explorar o lado positivo dessas tecnologias? É hoje uma discussão em curso , pesquisadores e indígenas vem debatendo esse assunto ha há algum tempo. Pois, não é apenas em Boa Vista que acontece esses problema, em vários outros locais.

O expositor sobre Influências das Novas Tecnologias na vida dos jovens indígenas, disse que é necessário uma discussão sobre o tema, onde pais, professores, liderenças da comuniade e os jovens devem avaliar e chegar a um acordo, de como os jovens devem aproveitar os recursos tecnologicos para a formação e crescimento destes, como também registrar e divulgar as atividades da comunidade e da escola.


Os jovens pedem mais "atenção"

Em carta elaborada e entregue à coordenadora do DAJIRN para ser encaminhada aos demais órgãos competentes do município como o próprio departamento, os jovens pedem mais atenção por parte desses.

Em duas páginas, destacam a necessidade de inclusão destes, nas políticas publicas , na formação (oficinas), mais articulação e presença dos órgãos nas comunidades indígenas para o fortalecimento dos movimentos já existentes na região.

"Receber uma carta de demandas como essa, nos fortalece e torna ainda mais forte nossa luta em prol da melhoria das condicões e o bem-estar da juventude indígena do Rio Negro. Iremos encaminhar as demandas aos órgãos competentes, e, incluir na agenda do departamento e irmos em busca de respostas "- declarou a Edneia Teles.

Desde que a FOIRN criou na sua estrutura organizacional em 2008, o DAJIRN vem mobilizando a juventude indígena de São Gabriel da Cachoeira. Na primeira semana do mês de julho (10/07), a juventude indígena do Rio Negro saiu às ruas de São Gabriel para protestar e pedir mais atenção por parte dos governantes e das políticas públicas como melhoria na educação, comunicação, transportes, inclusão social e mais oportunidades.

Segundo a coordenadora, movimento cresce e se fortalece cada vez mais. "Hoje o movimento de adolescentes e jovens do Rio Negro está começando a ganhar visibilidade e reconhecimento nacional, o que não tinhamos antes"- explica ela.


Boa Vista, bem "pertinho" de Brasília.

São necessários pouco mais de duas horas de viagem, com motor 40 hp e voadeira para chegar a Boa Vista, a primeira comunidade do Rio Içana. Com mais de 50 famílias, vivem nessa comunidade aproximadamente 300 pessoas e reúnem uma diversidade de culturas. A escola de ensino básico atende não só os alunos da comunidade, como também os alunos que vêm de outras, incluindo alunos do médio Iána e Aiarí.

Hospitaleiros e acostumados a receber eventos importantes, o povo de Boa Vista vive sua rotina. Todas as manhãs e tardes o capitão reúne a comunidade para o xibé e a quinhapira. Um povo cercado de privilégios. Quer um exemplo? Uma vista para o rio acima (Içana)

Caminhar nas "ruas"de Boa Vista, é se esbarrar a cada instante em pessoas oriundas de vários lugares. Não foi dificil achar um Tukano que mora lá há mais de 11 anos.O professor Olinto Navarro preferiu trocar Iauaretê por Boa Vista, talvez para sempre que descer o rio, que fica perto, ainda ter outro privilégio a mais: tomar banho "pertinho" de Brasília, nome de uma comunidade na margem oposta.



http://foirn.wordpress.com/2013/08/28/mobilizacao-reuniu-jovens-indigenas-baniwa-bare-e-werekena-em-boa-vista-foz-do-icana-nos-dias-24-a-25-de-agosto/
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Boa Vista
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.