Em Mato Grosso, 14 são denunciados por garimpo ilegal

MPF/MT - http://noticias.pgr.mpf.mp.br/ - 08/07/2013
A denúncia foi proposta pelo MPF em Cáceres. A extração ilegal de ouro era feita dentro da Terra Indígena Sararé, da etnia Nambikwara, que nos anos 90 chegou a ser ocupada por oito mil garimpeiros


O Ministério Público Federal em Cáceres (MT) denunciou 14 pessoas por exploração ilegal de ouro, na região do município de Pontes e Lacerda (MT), dentro da Terra Indígena Sararé, da etnia Nambikwara.

O garimpo clandestino foi identificado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e desativado pela atuação da Polícia Militar, em outubro de 2012. De acordo com o procurador da República Thales Fernando Lima, o garimpo funcionava sem autorização, permissão ou licença de órgão competente, explorando e usurpando matéria-prima pertencente à União, além de causar degradação ambiental.

Em ofício encaminhado pela à Polícia Federal, a Funai demonstrou preocupação com a possibilidade da Terra Indígena Sararé voltar a ser palco de invasões, como as que ocorreram na década de 1990, quando foi registrada a presença de cerca de oito mil garimpeiros em dez locais de garimpo, com uma extração médica de dez quilos de ouro por dia, provocando danos ambientais e sociais à comunidade indígena.

Na denúncia proposta perante à subseção da Justiça Federal, o Ministério Público Federal em Cáceres pediu a condenação dos 14 envolvidos nos crimes de formação de quadrilha (artigo 288, Código Penal), destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente (artigo 38, Lei 9.605/98), executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização, permissão, concessão ou licença (artigo 55, Lei 9.605/98) explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal (artigo 2o, Lei 8.176/91).

Relação dos denunciados:
1) Antônio Pereira dos Santos
2) Benedito Carvalho da Silva
3) Edésio Oliveira Silva
4) Edmilson Rodrigues
5) Francisco da Cruz Santos
6) Francisco das Chagas Rodrigues
7) Francisco Macedo
8) Israel Juvêncio da Silva
9) João de Deus Messias de Souza
10) João Luiz de Lima Monteiro
11) Juvenal da Silva
12) Manoel Martins Moura
13) Nivaldo Costa Martins
14) Valdeci Leite da Silva



http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_criminal/em-mt-14-sao-denunciados-por-garimpo-ilegal/?searchterm=%C3%ADndio
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Sararé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.