I Encontro dos Povos Indígenas na Fronteira vai debater "Um olhar segundo a Convenção 169 da OIT"

CIR - http://www.cir.org.br/ - 20/06/2013
O Conselho Indígena de Roraima (CIR) promove nos próximos dias 25,26 e 27 de junho, o I Encontro dos Povos Indígenas na Fronteira com o tema "Um olhar sobre a Convenção 169 da OIT". O evento será realizado em um dos locais históricos dos povos indígenas de Roraima, no Lago Caracaranã, atualmente, Centro Regional, localizado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia.

O objetivo do evento é discutir, identificar e mapear os problemas das comunidades indígenas localizadas na fronteira de Roraima, Guiana e Venezuela, abordando os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais dos povos indígenas. As lideranças buscam soluções para as suas preocupações de acordo com o tema central do evento.

O Coordenador do CIR, Mário Nicácio reforça a idéia de que povos indígenas não têm fronteiras, pois vivem em tríplice fronteira, Brasil, Guiana e Venezuela, e com a realização do evento, a Organização só fortalece a atribuição de defender os direitos dos povos indígenas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, buscando sempre respeitar e valorizar a diversidade cultura dos povos.

Joenia Wapichana, coordenadora do Departamento Jurídico que organiza o evento, destaca que o I Encontro dos Povos Indígenas na Fronteira é por considerar uma série de recomendações das comunidades e suas lideranças indígenas para debater acerca de problemas que envolvem Brasil-Guiana-Brasil-Venezuela, e conhecer os mecanismos internacionais de direitos, tal como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT

Para o evento foi mobilizada a participação de lideranças indígenas das regiões fronteiriças de Roraima, da Guiana e Venezuela, organizações indígenas e autoridades dos consulados dos países vizinhos. Haverá também a presença de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Foram convidadas as instituições locais como o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Púbico Estadual (MPE), Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal de Roraima( UFRR), Prefeituras dos Municípios de Bonfim, Pacaraima, Uiramutã e Normandia e demais entidades. A expectativa é reunir mais de 100 participantes.

De acordo com a programação, no primeiro (25) dia será exposto o tema sobre "Direitos Indígenas Contemporâneos", diretos no âmbito Internacional, Brasileiro, Guianense e Venezuelano. Após a exposição haverá debate, análise de conjuntura da situação dos povos indígenas em suas respectivas localidades, resultados dos grupos de trabalho (GTS) que serão formados para discutir a temática. No segundo dia (26), haverá mesa redonda com o tema "O sistema Internacional de Defesa dos Direitos Humanos".

No mesmo dia (26), a plenária vai conhecer e discutir o tema central do evento "Um olhar segundo a Convenção 169 da OIT", com a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do convidado da Ordem dos Advogados do Brasil e da Assessoria Internacional da Fundação Nacional do Índio (Funai), além de outros convidados. À tarde, haverá discussão do tema "Questões problemáticas em fronteiras e os povos indígenas".

Para o último dia do evento (27), está programada a análise de conjuntura das demandas apresentadas e discutidas durante os dias anteriores, subsídios que serão necessários para apontar os desafios e as perspectivas, além de firmar acordos entre os participantes. O mapeamento e acordos são focos principais do evento.

O I Encontro dos Povos Indígenas na Fronteira tem o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Projeto Nova Cartografia da Amazônia(PNUD), da Universidade Estadual do Amazônia(UEA).

Essa será a primeira vez que povos indígenas de áreas fronteiriças vão dialogar e analisar questões na visão da Convenção 169 da OIT, povos que vivem e convivem com realidades diferentes, culturas e valores tradicionais, que até então, são desconhecidas entre o meio.

O momento não marca somente o encontro dos povos, o diálogo diferenciado entre o Estado e os indígenas, que buscam em comum acordo ações e propostas, para a solução das problemáticas, mas também o fortalecimento, a união e luta, em defesa de direitos, garantias de vida sem ameaças, ou riscos sociais, culturais, ambientais e econômicos as comunidades indígenas localizadas nas áreas de fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.

Em Roraima as terras indígenas localizadas nas áreas de fronteira são: Terra Indígena Jacamim, Terra Indígena Manoá - Pium, Terra Indígena Raposa Serra do Sol e Terra Indígena São Marcos e Yanomami.




http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/250-i-encontro-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-fronteira-vai-debater-%E2%80%9Cum-olhar-segundo-a-conven%C3%A7%C3%A3o-169-da-oit%E2%80%9D
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Jacamim
  • TI Manoá/Pium
  • TI São Marcos
  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.