Jacaré de três metros ataca e fere gravemente indígena no município Fonte Boa (AM)

A Critica - http://acritica.uol.com.br/ - 23/12/2011
Elisei Marinho Santigo Filho voltava de uma pescaria na TI Acapuri de Cima quando foi atacado nas pernas e coxas pela fêmea, que protegia seus filhotes

Um indígena da etnia cocama está hospitalizado na Unidade Mista de Saúde do município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus) desde esta quinta-feira (22) após ser atacado por um jacaré de três metros no lago Pau de Ferro, afluente do rio Solimões.

Eliseu Marinho Santiago Filho, 45, retornava na tarde de quarta-feira (21) de uma pescaria na Terra Indígena Acapuri de Cima, em Fonte Boa, quando a canoa onde estava foi atacado pelo jacaré. Ele foi gravemente ferido nas pernas e nas coxas e só conseguiu escapar das dentadas do animal porque a mandíbula do jacaré também alcançou parte da canoa.

"O filho que estava com ele, em outra canoa, conseguiu ajudá-lo. Mas ele ficou muito atingido nas coxas e pernas e teve que ser hospitalizado na sede de Fonte Boa", disse o João Melo, funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), que está em Fonte Boa.

Após o ataque, familiares do indígena caçaram e mataram o jacaré. Acredita-se que o indígena foi atacado porque o animal estava protegendo os filhotes, que tinham acabado nascer. "Ela estava protegendo a ninhada e atacou o indígena quando ele passou próximo", disse Melo.

A superpopulação de jacarés vem preocupando os indígenas de Acapuri de Cima. Nos últimos, a população ficou mais numerosa, o que vem causando um crescimento nos ataques.

Conforme João Melo, a população de jacaré na terra indígena cocama de Fonte Boa está descontrolada. "Os indígenas acham que é muito perigoso. Mas eles não caçam nem comem jacaré. O que eles querem é que seja possível realizar o manejo naquela área", disse.

O presidente da Associação Indígena Cocama, Eduardo Januário, 66, tio de Eliseu, disse que lamenta os ferimentos sofridos pelo índio, mas destacou que "não adianta matar jacaré para urubu comer". "Queremos manejo de jacaré para aproveitar a carne e o couro", disse.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Jacare-gravemente-municipio-Fonte-Boa_0_614338626.html
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Acapuri de Cima
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.