Casa de passagem indígena vai precisar de R$ 600 mil

Central Gazeta de Notícias - http://cgn.uol.com.br/noticia/ - 23/01/2013
Preocupação é com a gestão do serviço, a ideia é que ela ocorra numa parceria entre a Funai e representantes da aldeia...


A construção de uma casa de passagem para indígenas em Cascavel é uma necessidade antiga. No ano passado o assunto voltou a ser destaque depois de reuniões entre o município, a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e entidades representativas dos índios. Ontem (22) o vereador Paulo Porto (PCdoB) se reuniu com a Secretária de Assistência Social Inês de Paula para se inteirar do tema.

O maior avanço é a conclusão do projeto, que foi elaborado pela Cohapar e tem estimativa de custo de R$ 600 mil. Serão duas casas com dez alojamentos cada, com espaço para cerca de 20 famílias. Outro prédio terá um centro de convivência, onde os indígenas poderão comercializar seus artesanatos e onde funcionará os setores administrativos, totalizando 730 metros quadrados de área construída. O terreno doado pela prefeitura tem cinco mil metros quadrados e fica na Estrada Rio da Paz. Um dos pontos positivos da área escolhida é a proximidade com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Como existem acadêmicos de cota indígena na instituição, a proximidade é vantajosa e será possível desenvolver projetos em parceria. Não existe, no entanto, recurso garantido para a construção.


"Precisamos de contatos com o governo federal e estadual para conseguir os recursos. Com o projeto em mãos, não tem mais o que esperar, é preciso tirar a obra do papel", destaca o vereador.


Tanto a escolha da área quanto o desenvolvimento do projeto se deram com o diálogo com a Funai (Fundação Nacional do Índio) e com representante da aldeia de Rio das Cobras, origem da maioria dos índios que passam por Cascavel.


"Isso é importante para que sejam respeitados os padrões culturais dos índios", comenta o vereador, que trabalha com comunidades indígenas há 13 anos.


Outra preocupação é com a gestão do serviço, a ideia é que ela ocorra numa parceria entre a Funai e representantes da própria aldeia. Inês de Paula destaca que o município está cumprindo sua parte.


"Nós fizemos a doação da área e estamos acompanhando todo o processo. A próxima etapa é conseguir os recursos para a construção", afirma.


Uma nova reunião entre o município e a Cohapar está agendada para a próxima quinta-feira (24). A Casa de Passagem será fundamental para resolver o problema social que se transformou a migração de índios, em especial os da etnia kaingangue oriundos da Aldeia de Rio das Cobras em Laranjeiras do Sul, que vem à Cascavel comercializar produtos confeccionados pela comunidade, e acabam na miséria e na mendicância. Para o vereador, esse cenário é acentuado pela ausência de políticas de Estado para atender esses visitantes.


"Ao ponto que não há políticas públicas para receber esses visitantes, a cidade acaba sendo o pior cenário para eles, pois entram pela porta dos fundos de nossa sociedade. Por isso é preciso políticas de Estado para que o município esteja preparado para receber essa migração".



http://cgn.uol.com.br/noticia/42835/casa-de-passagem-indigena-vai-precisar-de-r-600-mil
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Boa Vista
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.