Em Vilhena e Chupinguaia (RO), indígenas precisam de dentaduras e tratamento para leshmaniose

MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/ - 10/12/2012
MPF emitiu recomendação ao DSEI de Vilhena para que indígenas recebam assistência à saúde


Em todo o país, as unidades do Ministério Público Federal (MPF) estão realizando hoje, 10 de dezembro, o Dia D da Saúde indígena, que tem como finalidade chamar a atenção do poder público e de todo o povo brasileiro para o drama vivido pelos índios. Neste Dia D da Saúde Indígena, de forma simultânea e coordenada em todo o país, as unidades do MPF estão ingressando com ações civis públicas e emitindo recomendações para garantir aos povos indígenas o direto à saúde.

Em Rondônia, a unidade do MPF em Ji-Paraná emitiu quatro recomendações para melhoria da saúde indígena. Uma delas diz respeito às condições de atendimento à saúde na Terra Indígena Tubarão Latundê, onde vivem os povos aikanã e massaká.

Pela recomendação, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Vilhena deverá fazer levantamento e cadastro dos indígenas da região de Vilhena e Chupinguaia que apresentam sintomas de leshmaniose. O objetivo é que após saber quais são os indígenas que possuem esta enfermidade, eles recebam tratamento adequado.

O DSEI também terá que providenciar a visita de uma equipe odontológica à terra indígena Tubarão Latundê para realização de tratamentos dentário e reabilitadores protéticos (dentaduras). Além disto, o DSEI deverá apresentar ao MPF o cronograma, referente ao ano de 2013, das atividades de capacitação dos agentes indígenas de saúde e saneamento.

O procurador da República Leandro Fernandes deu prazo de 15 dias para que o DSEI informe sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação. Em caso de descumprimento, o MPF poderá tomar outras medidas administrativas ou ações judiciais, podendo responsabilizar quem causou prejuízos à coletividade.



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/em-vilhena-e-chupinguaia-indigenas-precisam-de-dentaduras-e-tratamento-para-leshmaniose/?searchterm=sa%C3%BAde
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Tubarão/Latundê
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.