Sossella faz defesa de agricultores na demarcação de áreas indígenas e quilombolas

Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul - http://www2.al.rs.gov.br - 23/10/2012
Mesmo aprovando o relatório final da Comissão Especial que discutiu a situação das áreas indígenas e quilombolas no Estado, o deputado Gilmar Sossella (PDT) fez ressalvas ao texto aprovado na tarde desta terça-feira (23) pelo plenário da Assembleia Legislativa. A matéria deveria reservar espaço para a revisão de áreas já demarcadas e a possibilidade de os agricultores apresentarem um contralaudo.

O relatório da comissão, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), levou o deputado Sossella à tribuna para defender a contrapartida dos pequenos agricultores, que sofrem restrições ao processo atualmente comandado pela Funai. Nas demarcações, os agricultores têm que contratar profissionais como advogado ou antropólogo, o que obriga despesas acima das possibilidades dos mesmos. O parlamentar citou o caso da nova reserva indígena de Mato Preto, próximo de Sananduva, onde 4.230 hectares serão desapropriados e 365 famílias de agricultores desalojadas. Citou ainda os casos de Mato Castelhano e Cacique Doble.

"O PDT votou favorável mas entendemos que os agricultores têm o direito ao contraditório e que eles devem receber indenizações em caso de demarcação de suas áreas" , salientou.

A matéria foi aprovada com 26 votos favoráveis e 17 contrários.



http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/277535/language/pt-BR/Default.aspx
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Cacique Doble
  • TI Mato Preto
  • TI Mato Castelhano-FÁg TY KA
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.