Líder indígena encontrado morto em rio no interior de MS pode ter se afogado sozinho

Midiamax News - http://www.midiamax.com/ - 17/09/2012
A Funai (Fundação Nacional do Índio) confirmou nesta segunda-feira (17) a morte do líder guarani Amilton Lopes. Ele morava na aldeia Piracuá, em Bela Vista, a 324 quilômetros de Campo Grande, e foi encontrado já sem vida em um rio que corta a terra indígena.

Segundo informações não confirmadas, o índio teria descido ao local na manhã de ontem para pescar. Rumores na aldeia são de que ele estava sozinho no local onde pescava e que a morte teria acontecido por afogamento.

Mesmo assim, lideranças dizem que vão cobrar das autoridades investigação rigorosa e não descartam a possibilidade de crime.

Amilton Lopes era membro do Aty Guasu regional, espécie de conselho político dos índios, e já havia sofrido ameaças de morte ligadas aos conflitos fundiários na região de fronteira de Mato Grosso do Sul.

A Polícia Civil já foi comunicada oficialmente, mas não há mais detalhes sobre o caso. De acordo com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) de Antônio João, que acompanha a liberação do corpo, ainda não há nenhuma informação oficial sobre as circunstâncias da morte.

Funcionários da Funai em Ponta Porã acompanham o episódio.



http://www.midiamax.com/noticias/816539-lider+indigena+encontrado+morto+rio+interior+ms+pode+ter+se+afogado+sozinho.html
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Pirakuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.