Lideranças indígenas elogiam trabalho da Energia Sustentável do Brasil

Ariqueme Online - http://www.ariquemesonline.com.br/ - 21/03/2012
Em reuniões do Grupo de Trabalho, as lideranças indígenas mostram-se satisfeitas com os resultados


Lideranças indígenas estão otimistas quanto ao resultado dos estudos do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas, que definirão os projetos de apoio para estas comunidadesenvolvidas indiretamente pela Usina Hidrelétrica Jirau.

De acordo com o representante da tribo Kaxarari, Ari Kaxarari, as reuniões do Grupo de Trabalho criado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), para trata respecificamente do componente indígena, são proveitosas, pois os líderes indígenas apontaram as necessidades de suas comunidades. "São conversas francas com a ESBR e percebo, durante as reuniões, que a concessionária da UHE Jirau está sensível às nossas questões, esse é um dos pontos positivos do diálogo que vemocorrendo ao longo das reuniões do Grupo de Trabalho Indígena", relata Ari.

O líder indígena ressalta ainda o método utilizado nos estudos. "Ainda não tinha presenciado um acompanhamento tão próximo das comunidades indígenas, geralmente,quando se realiza esse tipo de trabalho, os pesquisadores não chegam nem pertodas aldeias; nesse caso, fomos acompanhados nas nossas atividades diárias e mostra nossas reais dificuldades", explica Ari.

Os setores de saúde, educação e melhoria dos acessos às aldeias estão entre asnecessidades apontadas pelas comunidades indígenas. O presidente da Associação das Comunidades Indígenas (OCIK), Zezinho Kaxarari, ressalta que os projetos deapoio da Usina Jirau vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas aldeias.

"Gostaríamosda construção de uma escola, de ter acesso ao ensino técnico profissionalizante, aprender a desenvolver projetos agroflorestais, obterconhecimentos técnicos para a criação de peixes e da melhoraria das estradaspara o escoamento da produção", relata Zezinho Kaxarari.

Para o presidente da OCIK, se cada um fizer a sua parte, o Poder Público, a ESBR eas populações indígenas, os projetos garantirão um futuro sustentável para ascomunidades indígenas, envolvidas indiretamente pela Usina Jirau.

Visando justamente garantir um futuro sustentável, a ESBR protocolou no início deste mês uma proposta para implantar o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas também durante a fase de operação da Usina, reforçando o compromisso com essas comunidades. O Programa está dividido em nove subprogramas, que visam, entre outros objetivos, fortalecer as associações e organizações indígenas; resgatar,valorizar e divulgar a cultura indígena, fortalecendo a sua identidade;proporcionar condições de melhoria da produção, sob a ótica da economia sustentável; e fortalecer as ações de segurança e vigilância territorial. O documento está em análise pelos órgãos e a sua implementação será possível através de parcerias com diversos órgãos do poder público.


Programa de Apoio às Comunidades Indígenas

O Programa desenvolvido atualmente, na fase de implantação do empreendimento, édividido em duas fases. A primeira refere-se às ações do Plano Emergencial de Proteção dos Territórios Indígenas, focando na segurança territorial das terrasindígenas e no apoio à Fundação Nacional do Índio na proteção de índiosisolados. A segunda compreende o diagnóstico e o apoio para as comunidadesindígenas, contando com a participação direta dos representantes de cada terraindígena contemplada. A FUNAI emitiu um Termo de Referência para o estudo elevantamento dos potenciais para execução destes projetos de compensação. As terras indígenas alvos desse Programa são: Kaxarari, Igarapé Laje, Igarapé Ribeirão e Uru-Eu-Wau-Wau.



http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=26847
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Igarapé Ribeirão
  • TI Kaxarari
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.