Índios fazem funcionário da Funai refém em MT

Folha.com - http://www1.folha.uol.com.br - 14/02/2012
Índios caiapós mantêm refém um servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio) em uma aldeia próxima ao município de Vila Rica (nordeste do Mato Grosso, na divisa com o Pará) para reivindicar ações do órgão na região.

A Funai enviou três servidores à aldeia Kapot Nhinore na segunda-feira (13) para apurar a explosão de um caminhão da fundação no dia 6. Segundo os índios, a explosão foi criminosa.

Dois desses servidores, que são indígenas, foram liberados para ir embora, mas o funcionário Manoel Aparecido Nunes de Melo, 42, foi feito refém.

A mulher dele, Fabrícia Batista da Silva, que trabalha na coordenação regional da Funai em Colíder (MT), disse que conversou com o marido via rádio na manhã desta terça.

Melo disse a ela que está amarrado, sem comer e beber --segundo Fabrícia, a coordenação avalia que Melo passa bem e deu essa informação a mando dos índios, para pressionar as negociações.

Segundo a assessoria de imprensa da Funai, os indígenas não aceitam a construção de duas pousadas na área.

O Instituto Raoni, organização que trabalha com índios da região, afirma que os caiapós cobram também a demarcação de terras e a volta do ex-coordenador regional, Megaron Txucarramãe, exonerado em outubro depois de ocupar o cargo desde 1995.

A Funai diz que tenta obter um helicóptero para negociar, com auxílio da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. O transporte, segundo o órgão, é prejudicado pelo tempo chuvoso.


CASOS RECENTES

Em outubro de 2011, o presidente da Funai, Márcio Meira, foi feito refém por indígenas no Rio Grande do Sul.

Duas semanas depois, índios das etnias kayabi, apiacá e munduruku impediram a saída de funcionários da Funai e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) em uma aldeia indígena em Mato Grosso.



www1.folha.uol.com.br/poder/1048622-indios-fazem-funcionario-da-funai-refem-em-mt.shtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Capoto/Jarina
  • TI Kapôt Nhinore
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.