Oficina prepara agentes e educadores voltados à gestão ambiental para as terras indígenas

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/ - 09/02/2012
Ajudar a pensar numa proposta participativa de educação para gestão territorial e ambiental para as terras indígenas é o objetivo de uma oficina de formação que está sendo realizada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e The Nature Conservancy (TNC). O evento, que se encerra nesta sexta-feira, está sendo realizado na Casa de Cura, no trecho norte da BR-174, saída para Mucajaí.

Com a oficina, os gestores ambientais querem consolidar as iniciativas já existentes nas áreas indígenas e identificar agentes comunitários que possam se tornar multiplicadores das ações nas comunidades. A Oficina de Formação para Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Jacamim e Raposa Serra do Sol/Centro Maturuca experiências de gestão ambiental em outras terras indígenas.

Estão sendo passados filmes com experiências dos Kayapó, Xavante, Irantxe, Uru-Eu-Wau-Wau, do Programa Integrado de Castanha do Mato Grosso e de povos de outros estados, como os Ashaninka e Zoró. Representantes de entidades governamentais e não governamentais participam do evento como debatedores e ouvintes, bem como professores indígenas, agentes ambientais e lideranças indígenas jovens.

Estão sendo debatidos temas como a importância escolar diferenciada na gestão ambiental, formação de gestores, construção de um currículo de forma diferenciada para professores e agentes ambientais, além da construção de uma proposta educacional para esse tipo de formação.

O evento encerra-se nesta sexta-feira com uma plenária que irá debater o que foi apresentado nas discussões em grupo. A partir dessa discussão surgirão as propostas que irão nortear a formação de gestores e de uma educação diferenciada para gestão territorial e ambiental, conforme afirmou o coordenador do CIR, Mário Nicácio Wapichana.



http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=124124
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Jacamim
  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.